segunda-feira, 7 de setembro de 2020

O único problema filosófico realmente sério

Por questões pessoais (casos próximos, hesitações, esposa se especializando no tema) e por interesse filosófico (li alguns pensadores que falam sobre), o tema do suicídio me é próximo. 
No mês de alerta ao tema, resolvi mapear algumas frases. Se você não está se sentindo bem, converse com alguém. Você faz falta.
ACamus
“Só existe um problema filosófico realmente sério: é o suicídio. Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida é responder à questão fundamental da filosofia.”

GKChersterton
“O homem que mata um homem, mata um homem. O homem que se mata, mata todos os homens; no que lhe diz respeito, ele elimina o mundo.
(...) “O ladrão se satisfaz com diamantes; mas o suicida não: esse é seu crime. (...) O suicida insulta a todos os objetos da terra ao não furtá-los. Ele conspurca cada flor ao recusar-se a viver por ela. (...) Obviamente pode haver patéticas desculpas emocionais para o ato. Geralmente as há para o estupro, e quase sempre para o atentado a bomba. (...) O crime desse homem é diferente de outros crimes — pois torna até os crimes impossíveis.”
Li uma solene bobagem de algum livre-pensador. Dizia ele que um suicida era simplesmente o mesmo que um mártir. A patente falácia desse texto ajudou-me a esclarecer a questão. Obviamente um suicida é o oposto de um mártir. Um mártir é um homem que se preocupa tanto com alguma coisa fora dele que se esquece de sua vida pessoal. Um suicida é um homem que se preocupa tão pouco com tudo o que está fora dele que ele quer ver o fim de tudo. Um quer que alguma coisa comece; o outro, que tudo acabe.
VFrankl
“A maioria se preocupava com a questão: 'será que vamos sobreviver ao campo de concentração? Pois caso contrário todo esse sofrimento não tem sentido'. Em contraste, a pergunta que me afligia era outra: 'Será que tem sentido todo esse sofrimento, essa morte ao nosso redor? Pois caso contrário, afinal de contas, não faz sentido sobreviver ao campo de concentração.' Uma vida cujo sentido depende exclusivamente de se escapar com ela ou não e, portanto, das boas graças de semelhante acaso – uma vida dessas nem valeria a pena ser vivida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário