O ser humano tem a
mania de justificar seus sucessos pela própria competência – e não por sorte –
e a justificar seus fracassos pelo azar – e não pela incompetência [NTaleb].
Isso é uma espécie de autoengano, que pode funcionar por muito tempo, mas -
acredito - alguma hora vai bater e machucar.
Em um sociedade meritocrática, onde comemoramos apenas conquistas,
isso pode não soar bem. Não me entendam mal. Não existe sociedade bem sucedida sem
meritocracia. Incentivos (e analogamente punições) são absolutamente
necessários para civilização. Mas a ideia desse texto é trazer um pouco de
humildade. Lembrar que muito do que nos leva ao sucesso não é exatamente mérito
nosso. Sacrifício de pais, esposas, maridos, filhos, professores, outros funcionários, amigos. Mas quero
ir além, entrando um pouco nos campos filosófico e até religioso. Mesmo os
"próprios méritos" que nos levam ao sucesso são, em certa medida,
mero acaso. Para se formar em Engenharia, por exemplo, é preciso alguma
proficiência em matemática. É verdade que matemática tem muito de transpiração (além
da inspiração inata), mas sem a semente do conhecimento, sem esse
"dom", provavelmente 20 horas de estudo por dia não bastariam. E esse
dom é uma graça gratuita. Ganhamos por acaso. Vejam bem. De modo algum quero
desmerecer as conquistas. Muitos receberam os dons que tivemos e não fizeram
nada com eles. E aquele que não faz uso
de todo o potencial de sua vida, de alguma maneira diminui o potencial de todos
os demais [NBonder]. Por isso, também a importância de uma sociedade
meritocrática, que incentive o sucesso de pessoas bem dotadas. Mas entender, ou
aceitar, ou pelo menos considerar que talvez a gente tenha tido certa sorte, torna os sucessos ainda mais especiais. Porque adiciona à felicidade da conquista
laboriosa um sentimento de gratidão.
Em suma, sejamos
amigos do acaso. Minha mensagem em todo esse texto é basicamente essa.
Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: O destino de todos é o mesmo. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos. (...)
Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.
- Eclesiastes 9
- Eclesiastes 9
Sejam amigos do acaso.
Mas lembrem-se que amizade requer uma atitude ativa. Tudo que falei até agora
não significa ficar esperando a sorte no sofá. O vento apaga uma vela mas atiça a fogueira. O mesmo acontece com a
aleatoriedade: queremos usá-la, não fugir dela. [NTaleb]. Isso significa se
expor ao bom acaso. Quero me ater um pouco mais a esse ponto. Já conversei
bastante sobre acaso com amigos e alguns reagiram de forma meio maniqueísta:
'Ah, se o acaso é quem manda, então não temos o que fazer!'. Não. Não é isso
que eu disse e não é isso que eu acho. Tem um monte de frase bonitinha na
internet sobre isso ('você não escolhe o que a vida faz com você mas escolhe o
que faz com aquilo que a vida fez com você') ou mesmo em qualquer entrevista de
atleta americano após uma derrota ('we have to control just what we can
control'). São chavões, mas são verdadeiros. O argumento aqui é que o modo como a
gente encara o acaso interfere na influência real do mesmo em nossas vidas. Permitam-me
um exemplo pessoal rápido. Um dos dias mais tristes da minha vida foi quando
tive que demitir um amigo por estar usando crack no trabalho. À noite no mesmo
dia, num aniversário, ainda meio abatido, conheci uma amiga de uma amiga que
trabalhava com dependência e acabei desabafando um pouco com ela. Essa moça é
minha esposa há 5 anos e mãe de 2 belos filhos. Foi a essência do limão virando
limonada. O azar de ter um amigo dependente foi quase que a 'chave de leitura'
para a sorte de ter encontrado minha esposa.
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires
tratar da mesma forma a esses dois impostores. (...)
tratar da mesma forma a esses dois impostores. (...)
Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,
e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho!
- Rudyard Kipling
Sejam amigos do acaso. Ser amigo do bom acaso, ser amigo da sorte, é ser humilde. Isso seria razão suficiente. Mas tem seu inverso. Alguma hora, os dados vão cair pro outro lado. Alguma hora, o azar vai nos pegar e, nesse momento, a humildade no sucesso de outrora vai nos dar bagagem para ser altivo no fracasso presente. Todos seremos vítimas de alguma injustiça na vida - condição social no nascimento, beleza estética prejudicada, trapaça no trabalho, traição, doença, algum crime; o problema não é se perceber vítima; o problema é o ressentimento que essa vitimização pode causar [TDalrymple]. Sem serenidade, com ressentimento, a tendência é alguma tentativa de vingança ou reparação. E com isso, o mundo fica pior. Mas, pior que o mundo pior, é a gente ficar pior. Não dá para arrumar o mundo sem arrumar sua casa; não dá para arrumar sua casa sem arrumar sua cabeça [JPeterson].
Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e,
posteriormente, repartidos em partes iguais pra cada um,
ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter,
de novo, apenas aqueles nossos."
posteriormente, repartidos em partes iguais pra cada um,
ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter,
de novo, apenas aqueles nossos."
- Sócrates
A maior crítica que alguém pode fazer a meritocracia é o
corolário de, ao afirmarmos que alguém
MERECE o sucesso, termos que dizer que outro alguém MERECE o fracasso [ABotton]. Daí, o "azarado" (conotação neutra) do passado ter virado o "loser" (conotação negativa) do mundo
atual. Mas justamente nesse ponto, sendo amigo do acaso, percebi que uma relação
amigável - não revoltada, não ressentida - com o acaso permite entender melhor
as injustiças alheias. Passamos a ter empatia, por exemplo, pelos mais pobres
que, inevitavelmente, terão menos oportunidades na vida (embora,
parêntesis, o atual regime capitalista meritocrático ainda seja o que mais
oferece chances para esses 'azarados'), mas sendo amigo do acaso, percebemos que esses infortunados não são
pessoalmente culpados pelo próprio azar. Por outro lado - e na polarização
ideológica atual, isso é crucial - entendo
também que EU não sou pessoalmente culpado pelo azar de ninguém. Nem
culpa criminal, nem política, nem moral, nem mesmo metafísica [KJaspers]. Claro que ausência de culpa não significa indiferença. Mas tratar a situação sem estar 'acuado pela culpa' é um bom começo. [Na tragédia,] Entendendo a 'inversão de sorte', sentimos piedade pelo herói e medo por causa da identificação com ele. A tragédia nos ensina a ter modéstia sobre nossa capacidade de evitar o desastre e, assim, ter empatia por quem o encontrou [Alain de Botton]. Essa
empatia sem culpa, esse entendimento sem coitadismo, aos poucos, pode restabelecer uma sociedade mais baseada em caridade e voluntariedade do que em
deveres e direitos [RWeaver].
Ninguém quer ser tolo.
Também, ninguém quer ser perverso.
Mas se não queremos ser tolos de jeito nenhum,
acabamos por nos tornar indivíduos bem perversos.
E o contrário também.
- Nilton Bonder
Também, ninguém quer ser perverso.
Mas se não queremos ser tolos de jeito nenhum,
acabamos por nos tornar indivíduos bem perversos.
E o contrário também.
- Nilton Bonder
Sejam amigos do acaso.
Coluna ereta e olhar firme no fracasso, sem ressentimento,
sem autocomplacência, sem inveja. Serenos.
Coluna ereta e olhar firme no sucesso, sem orgulho, sem
autobajulação, sem perversidade. Humildes.
Quem acusa os outros pelos seus próprios infortúnios revela uma total falta de educação; quem acusa a si mesmo mostra que sua educação já começou; mas quem não acusa nem a si mesmo nem aos outros revela que sua educação está completa.
– Epíteto
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