quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Top 10 - Filmes

Como disse no post anterior, um grupo de amigos fez listas de melhores dos anos 00’s (2000 – 2009) em várias categorias. Começamos com filmes.
Segue a minha:

1.TROPA DE ELITE – 2007
Um filme que mudou o jeito do Brasil falar. É impressionante a quantidade de gírias e jargões que ficaram após o filme. E o pessoal do banco que o diga. Eu fiquei (mais) insuportável a partir do momento em que vi o filme. É possível passar semanas falando apenas na língua do BOPE. Para agravar, foi a música-tema do Reveillon e os vizinhos da casa de Paúba não devem ter gostado nada.
O que eu mais gosto no filme é o tapa na cara dos vermelhinhos-maconhinha – os ‘comunistas de AMEX’. O filme escancara: o lado da demanda também é culpado pelo tráfico.
Caveira, meu capitão!!



2.UMA MENTE BRILHANTE – A Beautiful Mind, 2001
Vi esse filme sem legenda no meu Summer Job em Wisconsin. Foi uma época difícil. Tinha ido viajar com minha namorada e terminamos por lá. Foi difícil porque eu não tinha uma ‘estrutura social’ para me apoiar.
O filme conta a história de John Nash, ‘criador’ da Teoria dos Jogos, um dos conceitos de economia mais útil no dia-a-dia, aplicável até no ‘approach’ a uma mulher. ;)
Para os ultra-racionais que aos poucos vão cedendo ao emocional, o discurso final é espetacular:



3.UMA LIÇÃO DE AMOR – I am Sam, 2001
All we need is love. Uma história espetacular de um pai com deficiência mental lutando pela custódia de sua filha. A conversa dos dois no quarto, quando a criança finge não saber ler para não 'ultrapassar' o pai intelectualmente, é uma das cenas mais marcantes do cinema para mim.



4.À PROCURA DA FELICIDADE - The Pursuit of Happyness, 2006
Vi esse filme com minha namorada na época, com a Ludy e com o Soneca. Você entra sabendo que é uma história real, ou seja, sabe que no final tudo acaba bem. Mas o filme vai passando e só desgraça acontece. 1h20 e só desgraça. 1h30 e só desgraça. 1h50 de filme e só desgraça. 1h55 e só desgraça. Aí, aos 49' do segundo tempo, tudo fica bem. A Ludy chorava de pingar... Ouvi críticas dizendo que é muito corporativo, isto é, enfatiza que o sonho e a vida perfeita de um americano é conseguir emprego numa grande empresa. Mas não deixa de ser um filme muito bonito e emocionante. Will Smith está brilhante.



5.OS OUTROS – The others, 2001
A crítica que se faz a esse filme é a de ter uma idéia muito parecida com a de Sexto Sentido, de 2 anos antes. Como eu não sabia, fiquei muito envolvido e o final me surpreendeu. Vi na casa de uma ex-namorada, que tinha perdido uma avó alguns meses antes. A lição que tirei foi: devemos ter mais medo dos vivos do que dos mortos.



6.VICKY CRISTINA BARCELONA, 2008
Vi o filme com uma amiga na época (e namorada alguns meses depois).
Era um momento difícil, pós término de outro namoro, e que me abriu um pouco a cabeça sobre o tal rompimento.
É um filme com todo tipo de relação sexual/amorosa e eu consegui me identificar com praticamente todos os personagens em pelo menos algum momento do filme. haha. É um balde de água fria em 'apaixonados'...
O que me marca no filme é a angústia: todos os personagens passam por algum conflito de relacionamento e acabam o filme do mesmo modo como começaram, como se estivéssemos condenados a enfrentar crises sem evoluir...



7.AMNESIA – Memento, 2000
Vi o filme com um pessoal da atlética da Poli, quando eu começava a me ‘enturmar’... A ordem não cronológica bagunçou minha cabeça. Saí com vontade de comprar o DVD urgente para ver a montagem na ordem cronológica.



8.GLADIADOR – Gladiator, 2000
Esse filme me faz lembrar os amigos da Poli da turma 2000 e nossas freqüentes viagens, especialmente para Micolândia, o sítio do Mico em Itu. Estreamos o home theater com esse filme. Era novidade para nós. A chuva do filme era muito real. Quando o pessoal gritava ‘Kill Kill Kill’, parecia que estávamos no próprio Coliseu. Além disso, os laços de família são muito marcantes; a cena da esposa e da filha, estupradas, penduradas e mortas, é muito forte.



9.SHREK 2, 2001
Vi com uma ex-namorada e um priminho de Minas visitando São Paulo. Pena que o filme definitivamente não é para crianças. Hehe. A quantidade de tiradas com outros filmes é impressionante. Adorei. Ah, e também tinha um dilema muito bom: Bussunda como Shrek ou Eddie Murphy como burro. Acabei vendo dublado e legendado. A trilha sonora também é espetacular. E outra cena que ficou para sempre é a ‘carinha do gato de botas’.



10.ONZE HOMENS E UM SEGREDO – Ocean’s Eleven, 2001 (DOIS MIL E UM DE NOVO!!!)
Não sou fã de filme muito mentirinha. Mas a imaginação para o tal golpe foi espetacular. O cara estava inspirado. O elenco é especial. Acho que já vi umas 7 vezes... haha



E confesso que foi muito triste deixar de fora (nessa ordem): ‘Antes de partir’, ‘Bastardos inglórios’, ‘Obrigado por fumar’, ‘Os infiltrados’, ‘Crash’, ‘Sete vidas’, ‘Quem quer ser um milionário’...
Gostei desse post!! Se incentivar alguém a assitir a algum desses filmes (que, por erro, ainda não tenha visto), já vai ter valido a pena...
Mais listas virão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário